Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL

Naim Sliti: a aposta da Tunísia no Mundial do Catar

Naim Sliti é o personagem da Tunísia na série especial preparada pelo SportBuzz como parte do ‘esquenta’ para a Copa do Mundo de 2022, no Catar

Redação Publicado em 19/09/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Naim Sliti: a aposta da Tunísia no Mundial do Catar - GettyImages - SportBuzz
Naim Sliti: a aposta da Tunísia no Mundial do Catar - GettyImages - SportBuzz

Como parte da preparação para a Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 de novembro, o SportBuzz conta a história de Naïm Sliti, o meio-campista destaque da Tunísia. Nascido em Marselha, na França, o jogador decidiu defender o país africano e fará parte da sexta participação em Mundial da história da seleção tunisiana.

Sliti teve toda a sua base no futebol francês e iniciou sua trajetória como profissional em abril de 2011, pelo CS Sedan, modesto clube do país europeu. Dois anos depois, após 53 jogos e três gols marcados (entre os times A e B), encerrou sua passagem para acertar com o Paris FC, onde vestiu a camisa por apenas um ano, disputou 18 partidas e marcou nove vezes.

Sua boa fase na carreira passou a mudar quando acertou com o francês Red Star, em 2014. Até 2016, o meio-campista tunisiano disputou 72 jogos e mandou 12 bolas na rede. Seu desempenho chamou a atenção do Lille, que o contratou por empréstimo de 2016 a 2017, mas Sliti entrou em campo apenas dez vezes e anotou um gol.

Com vínculo definitivo por mais uma temporada, registrou, ao todo, 18 confrontos, um tento e duas assistências. No mesmo ano, em 2017, foi emprestado ao Dijon por um ano e comprado por mais um posteriormente. No clube foram 75 jogos, 17 gols e 17 assistências, sendo referência no meio de campo.

Hoje com 30 anos, defende o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, com contrato assinado em 2019 depois de uma transferência de 5 milhões de euros. De lá para cá, o camisa 10 tem 75 partidas, com 22 gols e 15 passes decisivos para os companheiros. De acordo com o ‘Sofascore’, Sliti vale 7,5 milhões de euros.

Pela Tunísia, são 67 aparições e 13 gols anotados. A seleção tunisiana está no Grupo D da Copa do Mundo do Catar, na mesma chave que Austrália, Dinamarca e a atual campeã mundial França. A equipe africana fará sua estreia no dia 22 de novembro, uma terça-feira, às 10h (horário de Brasília), contra os dinamarqueses comandados pelo artilheiro Christian Eriksen.

Naim Sliti, meio-campista destaque da seleção tunisiana
Naim Sliti, meio-campista destaque da seleção tunisiana (Credito: GettyImages)

O Mundial de 2022 vai de 20 de novembro a 18 de dezembro. Esta será a primeira Copa do Mundo que terá o Oriente Médio como sede oficial. O torneio precisou ser realocado para acontecer no final do ano, diferentemente do que já estávamos acostumados, já que normalmente acontece entre junho e julho, para evitar o forte calor do verão na região.