Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL - COPA DO MUNDO!

Lautaro Martínez: da pressão do pai ao triunfo na Argentina

Com a frustração familiar no meio do esporte, Lautaro Martínez precisou superar a infância humilde para se tornar um dos principais artilheiros do futebol italiano

Gabriela Santos Publicado em 19/08/2022, às 13h00 - Atualizado em 13/12/2022, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lautaro Martínez, esperança da Argentina na Copa do Mundo - GettyImages (Arte: SportBuzz)
Lautaro Martínez, esperança da Argentina na Copa do Mundo - GettyImages (Arte: SportBuzz)

Da quase ‘desistência’ do futebol a cobiçado por clubes gigantes da Europa: esta é a história de Lautaro Javier Martínez, ou apenas Lautaro Martínez. Segundo de três filhos, o atacante contou com grande pressão dos pais para ingressar no futebol. Aos 24 anos, o argentino nascido em Bahía Branca é um dos destaques da Inter de Milão e já entrou no radar de outros gigantes times do Velho Continente. 

Como preparação para a Copa do Mundo do Catar, o SportBuzz conta a história de Lautaro Martínez, o jovem atacante argentino de 24 anos que faz sucesso no Campeonato Italiano. O jogador da Internazionale, que ficou perto da disputa de 2018, na Rússia, está prestes a disputar o seu primeiro Mundial com a camisa albiceleste.

Apesar de ter crescido em uma região caracterizada principalmente por ricos, Lautaro teve uma infância pobre. A família contava com as velhas memórias da carreira de seu pai nos gramados; que defendeu clubes profissionais de divisões inferiores da Argentina. Seguindo os passos de seu pai, o atacante se firmou no futebol e se destacou ainda mais. 

Um dos destaques da atual geração da seleção argentina, Martínez ficou muito perto de desistir do futebol profissional. Saindo de Bahía Blanca para atuar pelo Racing, o atacante se viu diante de dificuldades de adaptação ao ficar longe da família. O então companheiro das categorias de base, Brian Mansilla (hoje no futebol russo), o convenceu a seguir o caminho.

Lautaro Martínez e Lionel Messi em ação pela seleção argentina
Lautaro Martínez e Lionel Messi em ação pela seleção argentina (Crédito: GettyImages) 

“Brian (Mansilla) foi um dos que me abriu as portas. Queria voltar para Bahía Blanca, porque sentia falta, mas ele me convenceu que eu tinha que ficar, aproveitar isso, que é único. Sempre vou agradecê-lo. Sou muito de família. Sentia falta de todos, especialmente de Alan, meu irmão mais velho. Ele teve problemas de saúde justamente quando eu saí de casa, e, tudo isso em conjunto, me deixava mal”, disse Marínez em entrevista ao jornal “Clarín”, em 2017.

O esporte é algo já conhecido na família de Lautaro, que tem o irmão mais novo, Jano Martínez, de apenas 18 anos, como uma dos destaques da jovem geração de basquete argentino. O esporte da bola laranja, inclusive, é uma das admirações do atacante da Inter de Milão.

Criado na base do Liniers, onde começou como zagueiro antes de ir para o ataque, Lautaro chegou ao Racing a pedido do técnico Fabio Radelli e iniciou sua trajetória de destaque no futebol profissional em 2015, substituindo o ídolo Diego Milito. Sua estreia ocorreu no dia 31 de outubro daquele ano, contra o Cruzeiro do Norte, pela 29ª rodada do Campeonato Argentino.

Destaque do Racing desde a base, Lautaro chegou a recusar uma proposta do Real Madrid. A escolha por permanecer na Argentina no ano de sua estreia se deu como uma opção de ganhar mais experiência no futebol profissional. Esta foi a justificativa do pai do atacante, Mario Martínez, ao canal “TYC Sports”.

Com indicação de Milito, Lautaro foi contratado pela Inter de Milão em julho de 2018, com vínculo de cinco temporadas. O atacante argentino marcou logo em sua partida de estreia, contra o Lugano, em amistoso de pré-temporada. Em 2019, marcou pela primeira vez em duelo oficial, sendo decisivo na vitória diante do Rapid Viena, pela ida das oitavas de final da Liga Europa daquele ano. Na Champions League, a primeira bola na rede veio no mesmo ano, na derrota por 2 a 1 para o Barcelona

Lautaro Martínez pela seleção argentina

O caminho de Lautaro com a camisa da seleção começou na base, quando defendeu a Argentina no Torneio Internacional da Alcudia, em 2016. No ano seguinte disputou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 e foi o artilheiro do torneio, com cinco gols. O atacante foi fundamental para a classificação da seleção para a Copa do Mundo da categoria, naquele mesmo ano. Em sua estreia no Mundial, na partida contra a Inglaterra, foi expulso em dois minutos em campo. Os argentinos foram eliminados na primeira fase da Copa que seria vencida pelos ingleses.

Sua estreia na seleção principal veio em março de 2018, quando ainda defendia o Racing. Ele foi convocado para os amistosos contra Itália e Espanha e seu nome chegou a aparecer na pré-lista dos jogadores que seriam chamados para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, mas acabou de fora dos 23 convocados. Já como jogador da Inter de Milão, passou a integrar frequentemente a seleção, fazendo parte da conquista da Copa América de 2021, na final disputada contra o Brasil.

Semifinal!

Argentina x Croácia marca a primeira semifinal da Copa do Mundo 2022. As seleções duelam nesta terça-feira, 13, a partir das 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, em partida única que definirá o finalista do Mundial do Catar. Quem avançar vai encarar o vencedor de França e Marrocos.

O jogo terá transmissão da TV Globo (canal aberto), SporTV (canal fechado), Globoplay e FIFA+ (streaming), além de ter o "GE" e o "Placar UOL" acompanhando em tempo real o jogo. Enquanto isso, o SportBuzz irá acompanhar e repercutir tudo de melhor que acontecer antes, durante e depois da partida.