Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL - COPA DO MUNDO

Enner Valencia: o ‘super-homem’ do Equador

Estrela do Equador, Enner Valencia ganhou o apelido de ‘super-homem’ em seu país natal após ganhar notoriedade no futebol mundial; confira a trajetória do atacante

Gabriela Santos Publicado em 15/09/2022, às 13h00 - Atualizado em 21/11/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Enner Valencia, a joia do futebol equatoriano - GettyImages - SportBuzz
Enner Valencia, a joia do futebol equatoriano - GettyImages - SportBuzz

Nascido em 4 de novembro de 1989 em Esmeraldas, Equador, Enner Valencia é uma das principais esperanças do futebol equatoriano. O ‘super-homem’, como é apelidado em seu país natal, se destacou em passagens pelo futebol inglês, mexicano e hoje é um dos principais jogadores do Fenerbahce, da Turquia.

Como parte da preparação para a Copa do Mundo do Catar, o SportBuzz conta a história de Enner Ramberto Valencia Lastra, ou apenas Enner Valencia, a principal aposta do futebol equatoriano e o primeiro jogador do Equador a ganhar destaque na Premier League. Sua história no futebol começou em 2005, no Caribe Junior, modesto time de seu país natal. 

Ainda na juventude, acertou sua transferência para o gigante Emelec, clube onde fez sua estreia profissional em 2010. E foi no time da cidade de Guayaquil que despontou para o mundo. Após marcar 23 gols e dar 21 assistências em 117 jogos, chamou a atenção de clubes de fora e acabou assinando com o Pachuca, do México.

No futebol mexicano não foi diferente e s destacou: foram 18 gols em 23 partidas. O bom desempenho pelo Pachuca o colocou no radar de muitos clubes da Premier League e fechou com o West Ham no meio de 2014, para a temporada que se iniciaria. Com contrato com o clube inglês, mudou de cidade para defender o Everton por empréstimo.

Enner Valencia, o 'super-homem' do Equador
Enner Valencia, o 'super-homem' do Equador (Crédito: GettyImages) 

Depois da passagem pelo Campeonato Inglês, retornou ao México em20147, desta vez para defender o Tigres UANL. Em três temporadas pelo clube, anotou 34 gols e 14 assistências em 118 partidas disputadas. Ele voltou para a Europa em 2020, com um contrato de múltiplos anos com o Fenerbahce. Até aqui pelo clube turco, são 26 bolas na rede em 68 confrontos.

No currículo, Enner tem o título do Campeonato Equatoriano de 2013, pelo Emelec, e dois nacionais do Mexico (2017 e 2019) pelo Tigres. Pela equipe mexicana ainda conquistou o troféu da Liga dos Campeões da Concacaf de 2020. Como marcas individuais, foi artilheiro da Copa Sul-Americana (2013), Campeonato Mexicano (2014) e Liga dos Campões da Concacaf (2019).

Enner Valencia em ação pelo Fenerbahce, da Turquia
Enner Valencia em ação pelo Fenerbahce, da Turquia (Crédito: GettyImages)

Enner vem de uma família rural e na infância tinha tarefas como ordenhar vacas para ajudar no sustento. Ele saiu de casa aos 18 anos para se juntar ao Emelec. Sua notoriedade no futebol o deu status de herói nacional, daí o apelido ‘super-homem’. O feito foi tanto que os jogos do Equador na Copa do Mundo de 2014 contaram com transmissões ao vivo da casa de sua família nas emissoras equatorianas.

Família

Como acontece com todo jogador de futebol de ligas profissionais, a fama colocou em evidência a família de Enner Valencia. Em 2020, a irmã do atacante, Erci, ganhou destaque nos noticiários, mas não por um bom motivo. Naquele ano, ela foi sequestrada por oito pessoas e resgatada dez dias depois no Equador. O sequestro aconteceu em Esmeraldas, no Equador. 

Seleção equatoriana

Sua estreia na seleção do Equador aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2012, no duelo amistoso contra Honduras. No time nacional, o então ala passou a atuar como atacante pelo então treinador Reinaldo Rueda. Com a camisa da ‘La Tricolor’ são 72 partidas e 35 bolas na rede. Vale destacar que Valencia marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2022.

Depois de 22 edições da Copa do Mundo, o primeiro gol de uma edição foi marcado de pênalti. O tento foi feito por Enner Valencia, do Equador, abrindo o placar contra o Catar no jogo de abertura da edição realizada na casa do adversário. Antes disso, o mesmo jogador já tinha ido para as redes, mas acabou anulado por impedimento.