Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / TOUR DE FRANCE 2022

Tour de France: Lampaert surpreende rivais e vence crono de abertura

Lampaert, bicampeão de contrarrelógio, superou os favoritos e se sagrou vencedor do crono de abertura do Tour de France 2022; saiba detalhes!

Redação Publicado em 01/07/2022, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Yves Lampaert, campeão belga de crono em 2017 e em 2021, superou os favoritos e conquistou, nesta sexta-feira, 01, a primeira camisa amarela do Tour de France 2022. O ciclista da QuickStep-AlphaVinyl venceu o contrarrelógio de abertura da competição, disputado em Copenhague, na Dinamarca.

O ciclista terminou a crono de 13,2 km em 15min17s. Os favoritos a saírem com a vitória acabaram ficando logo atrás do belga: Wout van Aert, da Jumbo-Visma, ficou em 2º, chegando 5 segundos depois, e Tadej Pogacar, da UAE Team Emirates, completou o pódio, chegando 7 segundos mais tarde. O principal favorito, Filippo Ganna, bicampeão mundial de contrarrelógio, terminou em 4º, a 10 segundos. Mathieu Van der Poel fechou o Top 5.

CANAL - SPORTBUZZ:

Eu esperava terminar no Top 10, e isso já seria ótimo, mas agora venci todos os melhores do mundo. Sabia que estava em boas condições, mas vencer uma etapa do Tour de France, especialmente a etapa 1, é algo que eu nunca poderia sonhar. Vencer van Aert, van der Poel e Ganna, é inacreditável para mim”, comemorou Lampaert antes de completar:

“As estradas ainda estavam muito molhadas quando larguei, então acho que tive as mesmas condições que os favoritos, e mesmo assim terminei 5 segundos na frente de Van Aert. Terei a camisa amarela pelo menos por um dia. Quero compartilhar este momento com Tim Declercq, que é um dos meus melhores amigos e não pôde vir ao Tour por causa da Covid”, completou.

Lampaert surpreende rivais e vence crono de abertura
Lampaert surpreende rivais e vence crono de abertura do Tour de France - Getty Images

Tadej Pogacar, atual bicampeão do Tour (vencedor em 2020 e 2021), será o primeiro a vestir a camisa branca da classificação de melhor jovem: “Foi um dia muito bom. Gostei do percurso apesar da chuva. Foi um contrarrelógio um pouco estressante, pois essas condições escorregadias nunca ajudam. [...] Estou feliz com meu desempenho e super feliz por estar com a camisa branca”, afirmou.