Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / EXCLUSIVA

Henrique Avancini, sobre futuro no MTB: “Ainda me vejo competitivo”

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Henrique Avancini contou detalhes sobre sua carreira e Copa do Mundo de Mountain Bike; confira a conversa na íntegra

Fernanda Gasel Publicado em 29/04/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henrique Avancini comenta sobre futuro no MTB - GettyImages
Henrique Avancini comenta sobre futuro no MTB - GettyImages

Quinze vezes campeão Brasileiro, três vezes campeão Pan-Americano, campeão Sul-Americano e campeão Mundial. São esses títulos que fazem deHenrique Avancini o maior nome do ciclismo mountain bike brasileiro, mas não são só as vitórias dentro da pista que fazem Avancini ser um grande atleta. Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o ciclista falou sobre sua missão, seu futuro no esporte e a realização de um sonho: trazer de volta ao Brasil a Copa do Mundo de Mountain Bike.

No início de abril, a cidade de Petrópolis foi palco da segunda etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike de 2022. Essa realização só foi possível graças a Avancini, que projetou e idealizou toda a pista. Durante a conversa, o campeão do mundo comentou a preparação do trajeto para a competição.

Confira a entrevista completa no canal do SportBuzz:

“O circuito foi desenhado todo por mim e pelo meu pai. A gente começou a construir há alguns anos. Para a Copa do Mundo, criamos cerca de 30% da pista nova, pensando em posicionamento de câmeras para a transmissão, circulação do público e também plástica e desafio para os atletas, e acho que foi o circuito que subiu o nível em todos os aspectos”, comentou o atleta.

Segundo Henrique, mesmo com as mudanças na pista, feitas pela União de Ciclismo Internacional (UCI), o resultado foi um circuito desafiador e muito bonito, mas que a sua maior realização foi ver a vibração da torcida: “Minha performance esportiva não foi, por si só, fenomenal, e eu recebi um apoio que eu jamais vou esquecer.

"O espetáculo esportivo que aconteceu ali em Petrópolis, foi marcante. Foi marcante para quem não estava lá e acompanhou, mas para quem estava presente na arena foi um acontecimento, uma memória que não vai ser perdida tão cedo”.

Henrique Avancini conversa com SportBuzz
Henrique Avancini conversa com SportBuzz

O sentimento deixado pela etapa de Petrópolis é exatamente o que Avancini busca na sua carreira. Como missão, o atleta comentou que sempre disse que queria mudar o esporte, hoje ele se sente realizado com tudo que alcançou. “Por tudo que eu alcancei nas pistas e com o que eu alcancei fora delas, e principalmente, sentir o que eu senti na Copa do Mundo no Brasil, me faz sentir que eu dei a minha contribuição no esporte”, assumiu Avancini, mas completou dizendo que enquanto houver vida ele “vai seguir lutando por esse propósito”.

PRÓXIMAS ETAPAS

Henrique acredita que muito desse carinho que recebe dos fãs é fruto da sua postura mais arriscada. “Às vezes eu procuro ser mais corajoso do que calculista e eu acredito que isso toca as pessoas de uma forma diferente”, comentou o atleta. É esse perfil que Avancini quer seguir nas próximas etapas da competição:

“Eu ainda me vejo competitivo na Copa do Mundo. Acho que meu primeiro objetivo, mais do que pensar na classificação geral, é buscar vitórias em eventos individuais. Como é um ano extenso, acho que dá para ir avaliando ao longo do campeonato como eu devo competir, talvez na segunda metade competir de uma maneira mais cautelosa, mas por agora eu me permito arriscar um pouco mais”.

Apesar de corajoso, Avancini sabe que com 33 anos um atleta profissional começa a pensar em sua aposentadoria, mas ele afirma que ainda tem alguns anos pela frente e que vai aproveitá-los da melhor maneira possível: “Eu caminho agora para a minha reta final de carreira, ainda tenho possivelmente alguns anos pela frente, mas a forma como eu estou encarando é muito ano a ano e eu estou animado de aproveitar todas as chances que eu tiver daqui até a minha aposentadoria”.