Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / GIRO D'ITÁLIA

Giro D'Italia: Mark Cavendish vence a etapa 3 e fatura a 16ª vitória

Giro D'Italia teve Mark Cavendish novamente competindo após nove anos desde a sua última participação; britânico ficou na frente de Démare e Gaviria

Redação Publicado em 09/05/2022, às 08h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giro D'Italia com Mark Cavendish competindo - GettyImages
Giro D'Italia com Mark Cavendish competindo - GettyImages

O Girol D'Italia teve neste final de semana a vitória do ciclista britânico Mark Cavendish (QuickStep-AlphaVinyl), nove anos desde a sua última aparição no torneio, conquistando a sua 16ª vitória com um sprint de comando no estágio 3. Apesar de chegar à frente com cerca de 300 metros ainda de sobra, o atleta segurou as investidas dadas por Démare e Gaviria.

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) ficou com a camisa rosa de líder geral depois de mudar para uma função de suporte. Ele procurou manter a liderança com Jakub Mareczko, mas o italiano estava um pouco fora de posição e só conseguiu conquistar o quinto lugar, ainda que tenha batido a linha ainda com velocidade.

Canal - SportBuzz

A fase plana de 201 km de Kaposvár a Balaton foi de certa forma tranquila, com um ciclista estando separado dos três homens da frente de um pelotão que manteve esse ritmo por quase cinco horas. Alpecin-Fenix ​​parecia ter conseguido assumir o controle do lado esquerdo nos 2 km finais, mas a organização e o tempo apresentado por QuickStep foram superiores.

Davide Ballerini levou-os através de uma rota até ao flamme rouge antes de Bert Van Lerberghe assumir o comando. Inclusive, eles correram o risco de serem inundados pela esquerda quando Mørkøv assumiu a ponta e puxou Cavendish pelo meio. Assim, o piloto de 37 anos decidiu pegar mais forte nos 300 metros restantes, saindo na frente e mantendo sua linha e velocidade.

Giro D'Italia conta com campeão britânico
Giro D'Italia conta com campeão britânico (Crédito: GettyImages)

Ele permaneceu assim até o fim para chegar em uma vitória considerada convincente. Démare e Gaviria chegaram a ficar com os cotovelos encostados em ambos os ombros, mas não tiveram forças para chegar a um acordo. Enquanto isso, Girmay estava acompanhando o turbilhão de Cavendish, mas não conseguiu traçar uma rota pela frente.

O Giro D'Itália

A competição é disputada por 22 equipes, sendo cada uma com oito ciclistas cada, totalizando 176 competidores. A prova tem mais de 3.500 km de percurso, e conta com 21 etapas, que são distribuídas entre contrarrelógio, planas e montanhas. A organização divide diferentes níveis de dificuldade, para que possam ser calculadas as metas a serem cumpridas pelos ciclistas.

Além disso, as diferentes pontuações também são levadas em conta nesse caso, uma vez que para vencer o Giro D'Itália, o ciclista deve somar o menor tempo possível ao longo de toda a prova. Ainda, durante as etapas e também nas linhas de chegada, existem bonificações, que permitem aos ciclistas retirar alguns segundos de seu tempo total.

Giro SP SportBuzz

O SportBuzz convida os apaixonados por ciclismo e velocidade para participarem do "Giro SP", uma prova realizada na Marginal Pinheiros, exclusiva para bikes speed. O percurso inclui a travessia pela Ponte Estaiada, um dos cartões postais mais famosos da cidade de São Paulo. Se inscreva (clique aqui) para participar da etapa.