Sportbuzz
Ciclismo / GIRO D'ITÁLIA

Giro D'Italia: Mark Cavendish vence a etapa 3 e fatura a 16ª vitória

Giro D'Italia teve Mark Cavendish novamente competindo após nove anos desde a sua última participação; britânico ficou na frente de Démare e Gaviria

Redação Publicado em 09/05/2022, às 08h29

Giro D'Italia com Mark Cavendish competindo - GettyImages
Giro D'Italia com Mark Cavendish competindo - GettyImages

O Girol D'Italia teve neste final de semana a vitória do ciclista britânico Mark Cavendish (QuickStep-AlphaVinyl), nove anos desde a sua última aparição no torneio, conquistando a sua 16ª vitória com um sprint de comando no estágio 3. Apesar de chegar à frente com cerca de 300 metros ainda de sobra, o atleta segurou as investidas dadas por Démare e Gaviria.

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) ficou com a camisa rosa de líder geral depois de mudar para uma função de suporte. Ele procurou manter a liderança com Jakub Mareczko, mas o italiano estava um pouco fora de posição e só conseguiu conquistar o quinto lugar, ainda que tenha batido a linha ainda com velocidade.

Canal - SportBuzz

A fase plana de 201 km de Kaposvár a Balaton foi de certa forma tranquila, com um ciclista estando separado dos três homens da frente de um pelotão que manteve esse ritmo por quase cinco horas. Alpecin-Fenix ​​parecia ter conseguido assumir o controle do lado esquerdo nos 2 km finais, mas a organização e o tempo apresentado por QuickStep foram superiores.

Davide Ballerini levou-os através de uma rota até ao flamme rouge antes de Bert Van Lerberghe assumir o comando. Inclusive, eles correram o risco de serem inundados pela esquerda quando Mørkøv assumiu a ponta e puxou Cavendish pelo meio. Assim, o piloto de 37 anos decidiu pegar mais forte nos 300 metros restantes, saindo na frente e mantendo sua linha e velocidade.

Giro D'Italia conta com campeão britânico
Giro D'Italia conta com campeão britânico (Crédito: GettyImages)

 

Ele permaneceu assim até o fim para chegar em uma vitória considerada convincente. Démare e Gaviria chegaram a ficar com os cotovelos encostados em ambos os ombros, mas não tiveram forças para chegar a um acordo. Enquanto isso, Girmay estava acompanhando o turbilhão de Cavendish, mas não conseguiu traçar uma rota pela frente.

O Giro D'Itália

A competição é disputada por 22 equipes, sendo cada uma com oito ciclistas cada, totalizando 176 competidores. A prova tem mais de 3.500 km de percurso, e conta com 21 etapas, que são distribuídas entre contrarrelógio, planas e montanhas. A organização divide diferentes níveis de dificuldade, para que possam ser calculadas as metas a serem cumpridas pelos ciclistas.

Além disso, as diferentes pontuações também são levadas em conta nesse caso, uma vez que para vencer o Giro D'Itália, o ciclista deve somar o menor tempo possível ao longo de toda a prova. Ainda, durante as etapas e também nas linhas de chegada, existem bonificações, que permitem aos ciclistas retirar alguns segundos de seu tempo total.

Giro SP SportBuzz

O SportBuzz convida os apaixonados por ciclismo e velocidade para participarem do "Giro SP", uma prova realizada na Marginal Pinheiros, exclusiva para bikes speed. O percurso inclui a travessia pela Ponte Estaiada, um dos cartões postais mais famosos da cidade de São Paulo. Se inscreva (clique aqui) para participar da etapa.


 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!