Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / GIRO D'ITÁLIA 2022

Giro d’Italia 2022: saiba mais sobre a prova e os favoritos ao título

O Giro d’Italia 2022 levará cerca de 176 ciclistas ao país europeu; serão mais de 3.500 km de percurso em 21 dias de prova, com três dias de descanso

Redação Publicado em 04/05/2022, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Giro d’Italia 2022 levará cerca de 176 ciclistas ao país europeu - Getty Images
O Giro d’Italia 2022 levará cerca de 176 ciclistas ao país europeu - Getty Images

Na próxima sexta-feira, 6, será dada a largada para o Giro d’Italia 2022, a segunda maior prova do Grand Tour do ciclismo mundial. A largada está marcada para acontecer em Budapeste, na Hungria, onde acontecerão as três primeiras etapas da competição, antes que os atletas migrem para solo italiano, onde ocorrerá o restante da prova.

Serão 21 dias de prova e três dias de descanso ao longo de todo o Giro. A primeira etapa, iniciada em Budapeste, terá seu final em Visegrád, onde começará a segunda etapa, que termina na Szentháromság tér ou Praça da Santíssima Trindade e, por fim, a terceira etapa vai de Kaposvár a Balatonfüred. A quarta etapa é a primeira que acontece em solo italiano, na Sicília.

CANAL - SPORTBUZZ: 

QUEM SÃO OS FAVORITOS AO TÍTULO?

O atual campeão da prova, que conquistou o Giro em 2021, Egan Bernal, da Ineos Grenadiers, não tentará defender o título neste ano, por ainda estar se recuperando de um acidente que sofreu no último inverno europeu. Em seu lugar, a equipe escalou Richard Carapaz, juntamente com Richie Porte e Pavel Sivakov.

A Ineos Grenadiers venceu três das últimas quatro edições do Giro e é favorito a levar mais uma vez. Além de Bernal, em 2021, Chris Froome ficou com o topo do pódio em 2018 e Tao Geoghegan saiu vitorioso em 2020.

O holadês, Tom Dumoulin, vencedor do Giro em 2017 e segundo colocado em 2018, retorna a Itália neste ano em busca de um bicampeonato. O ciclista defenderá a fortalecida Jumbo-Visma. Já a Bike Exchange – Jayco, aposta suas fichas mais uma vez em Simon Yates, que ficou em terceiro lugar no ano passado.

Outros ciclistas que podem se destacar no circuito são: Hugh Carthy e Esteban Chaves, da EF Education EasyPost, Romain Bardet, da DSM, Guillaume Martin, da Cofidis, e Mikel Landa, da Bahrain Victorious.

PERCURSO:

O Giro d’Italia 2022 levará cerca de 176 ciclistas ao país europeu
Percurdo do Giro d'Itália 2022 - Créditos: Giro d'Itália

ETAPAS - CRONOGRAMA:

Giro d'Itália
Cronograma das etapas do Giro d'Itália - Créditos: bikehub.com.br