Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / FINAIS DA NBA

Warriors x Celtics: o que esperar das finais na NBA

Warriors x Celtics representa a rodada final na NBA de 2021/2022, que se inicia nesta quinta-feira, 2; promessas de redenção e recorde de títulos estão em jogo

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 02/06/2022, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Warriors x Celtics se enfrentam na quinta-feira, 2 - Getty Images
Warriors x Celtics se enfrentam na quinta-feira, 2 - Getty Images

Warriors x Celtics representa o confronto final da NBA 2021/2022 em uma série “melhor de 7”, assim como nas demais rodadas dos playoffs. A bola sobe nesta quinta-feira, 2, a partir das 22h (horário de Brasília), pelo Jogo 1. Os primeiros mandantes serão o Golden State Warriors, no Chase Center, em São Francisco.

As finais deste ano reúnem os melhores em aspectos diferentes do esporte. Em um lado da quadra, o Warriors foi considerado o time com o melhor ataque no pós-temporada regular, enquanto os rivais celtas construíram a melhor defesa no período anterior aos playoffs. Além disso, Boston conta com Marcus Smart, eleito o melhor defensor na atual edição.

CANAL - SPORTBUZZ:

O duelo contra a franquia de Massachusetts pode significar a redenção de São Francisco após perder nas finais de 2018/2019 para o Toronto Raptors (que havia conquistado seu primeiro título na liga, até então). Além disso, Stephen Curry e cia sequer estiveram presentes nos playoffs de 2020 e 2021. A época coincidiu com uma série de lesões no elenco, principalmente a mais grave, de Klay Thompson, que ficou afastado das quadras por mais de dois anos.

DINASTIA

Assim, com a equipe saudável e o retorno de Thompson, os “Splash Brothers” buscam a possibilidade de conquistar mais um título para a prateleira da franquia e em sua carreira. No caso de Curry, além de ostentar três anéis ao longo de sua trajetória, está será a sexta final disputada em um intervalo de oito anos junto de seus companheiros. 

Warriors x Celtics em quadra
Warriors x Celtics em quadra (Créditos: Getty Images)

"BRINQUEDINHO ASSASSINO"

O camisa 30 do time californiano é conhecido por sua habilidade implacável no perímetro, o que o levou a ser o maior arremessador de três pontos em toda a história da NBA. Além de ser apontado como um dos atletas que “mudou o jogo” (deslocando o foco clássico do garrafão), Curry também faturou o primeiro prêmio de MVP das finais da Conferência Oeste, o troféu “Magic Johnson”.

HEGEMONIA CELTA

Do outro lado da quadra, o Celtics também busca fazer história. A equipe de Massachusetts disputa sua primeira final desde 2010, quando foram derrotados pelo Los Angeles Lakers. Aliás, se Jayson Tatum e seus colegas conquistarem a decisão deste ano, ultrapassam a franquia angelina em maior número de títulos na liga: atualmente, os rivais de longa data empatam na estatística, com 17 troféus.

SANGUE VERDE

Os três principais jogadores dos Celtics, Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart foram draftados (processo de seleção na NBA de jovens talentos) pela própria equipe celta. Assim, as peças mais decisivas foram aprimoradas sem a necessidade de contratações externas, que combinam colaboração entre si e artilharia precisa: os três anotaram, individualmente, pelo menos 20 pontos e cinco assistências no Jogo 7 contra o Miami.

ÍDOLO RIVAL

Tatum, atualmente a grande estrela do Boston Celtics, tem como sua maior inspiração o falecido astro Kobe Bryant, que fez história pelos Lakers e onde jogou em toda a sua carreira. Apesar da rixa clássica entre as franquias, o ala de 24 anos sempre faz questão de demonstrar seu carinho por Kobe de maneira pública, como nas finais do Leste diante do Miami, quando usou uma braçadeira com o número do ex-jogador nascido na Filadélfia.