Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Stephen Curry debate racismo e diz: "Veem os negros ricos como anomalias"

Em painel, estrela dos Warriors fala sobre desigualdade racial e afirma que dinheiro não exclui o racismo

Redação Publicado em 13/07/2020, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stephen Curry debate racismo e diz que “veem os negros ricos como anomalias" - GettyImages
Stephen Curry debate racismo e diz que “veem os negros ricos como anomalias" - GettyImages

Os protestos antirracistas que impulsionaram nos Estados Unidos após o assassinato do ex-segurança negro George Floyd, contaram com muitos jogadores das ligas americanas nas ruas. Stephen Curry está entre os atletas que participaram do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, na tradução).

A estrela do Golden State Warriors levantou um debate, e afirmou que pessoas negras ricas são vistas como anomalias. Em vídeo publicado pela NBC no último domingo, 12, ele destacou que fica incomodado quando alguém fica surpreso por ele ser bem articulado.

“As noções preconcebidas de como eles veem os negros ricos e bem-sucedidos como anomalias. Nossa inteligência e nossa fala articulada é sempre a primeira coisa que você ouve. Se alguém sabe ser articulado, se sabe entrar em uma sala, sente-se em uma sala, o que isso significa?”, disse o duas vezes MVP da NBA.

O armador dos Warriors participou do painel Raça e Esportes na América, no American Century Championship Celebrity Golf Tournament. O debate será veiculado em diversos canais de TV, nesta segunda-feira, 13. O painel também conta com a participação Charles Barkley e o tenista James Blake.

Com o salário de quase R$ 400 milhões anuais, Curry é o sexto atleta mais bem pago do mundo, em lista feita pela Forbes. Mas Curry ainda destacou que o racismo existe independentemente do dinheiro.

“Esse é o sutil racismo e preconceito que começa a se agregar. Aqueles que não são articulados não são vistos com o mesmo valor que as pessoas que falam da mesma maneira que a pessoa branca na sala. Isso não enriquece ninguém e não será capaz de criar oportunidades para outra pessoa entrar nessa sala e provar seu valor”, concluiu.