Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / SERÁ?

NBA: LeBron James quebra o silêncio sobre MVP da temporada e se derrete por Curry

LeBron James colocou Stephen Curry como o MVP da temporada

Redação Publicado em 18/05/2021, às 16h24 - Atualizado às 17h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LeBron James se derreteu por Stephen Curry, antes do play-in - GettyImages
LeBron James se derreteu por Stephen Curry, antes do play-in - GettyImages

LeBron James já sabe quem deve ser o MVP da temporada. O astro do Los Angeles Lakers afirmou, em entrevista coletiva, que Stephen Curry deve assumir esse posto. A lenda do basquete norte-americano se derreteu pelo craque do Golden State Warriors e explicou o motivo por acreditar que o atleta venha a ser o melhor da NBA em 2020/2021. 

"Só olhem o que ele (Curry) tem feito esse ano. Não sei o que mais vocês esperam de um MVP. Se Steph não estivesse nessa equipe de Golden State, o que estaríamos vendo agora? Ficamos presos a quem teve melhores marcas em vez de dizer quem teve a melhor temporada. E Stephen, para mim, teve a melhor temporada de todos", afirmou. 

Ele ainda seguiu:"Posso garantir que Stephen nunca jogou melhor do que agora. Ele tem sido ótimo por anos, então admito que seja muito difícil cravar que esse é o seu melhor momento. O que acredito ser diferente é que nosso grupo de apoio é muito jovem e, por isso, teve que fazer muito mais para elevar o nível da equipe. Foi simplesmente uma temporada fantástica, nada mais ou menos. Ele nunca jogou melhor do que agora - disse Steve Kerr, técnico do Golden State". 

Los Angeles Lakers e Golden State Warriors se enfrentam nesta quarta-feira, 19, pelo Play-In da NBA. O confronto entre as duas grandes equipes também irá marcar o encontro entre LeBron James e também Stephen Curry. 

O QUE É O PLAY-IN? 

Com o Los Angeles Lakers como o atual campeão, a NBA está na reta final de mais uma temporada. Fazendo sua 75ª edição, a maior liga de basquete do mundo resolveu mexer um pouco no formato do torneio e em seu critério de classificação para os playoffs, também conhecidos como mata-mata.

Normalmente, as oito primeiras equipes de cada conferência se classificam para a disputa dos playoffs. Todas as equipes classificadas eram definidas de acordo com o desempenho durante a temporada regular para que, nos playoffs pudesse ser feito o chaveamento com o primeiro enfrentando o oitavo, o segundo enfrentando o sétimo e assim por diante.

Contudo, esta temporada tem sido atípica em muitos aspectos. O primeiro deles é que a pandemia do novo coronavírus influenciou no calendário, logo, a temporada regular foi reduzida de 82 jogos,para 72.

Outro ponto que chamou a atenção foi a mudança no formato de classificação dos times para os playoffs. A NBA anunciou que fará um torneio "Play-In", em forma de repescagem para as franquias classificadas entre a 7ª e a 10ª posição de cada conferência.

Mas o que é e como funciona o torneio "Play-In"?

Originalmente, os playoffs são definidos de acordo com o desempenho geral na temporada regular. Logo, os oito times que tivessem a melhor campanha em suas conferências durante os 72 jogos, estariam classificados para a disputa do mata-mata.

Contudo, com o surgimento do Play-In, as coisas mudam um pouco. O novo formato é uma fase de classificação separada da geral que contará com os times classificados entre o sétimo e o décimo colocados.

O Play-In funcionará da seguinte forma: 

- O sétimo e o oitavo colocados se enfrentam, com o vencedor garantindo a sétima colocação da conferência e conquistando a penúltima vaga dos playoffs.

- O nono e o décimo se enfrentam. O vencedor se classifica para a fase seguinte  do Play-In e o perdedor é eliminado.

- O vencedor do confronto entre o nono e o décimo enfrenta o perdedor do confronto entre o sétimo e o oitavo. Quem vencer, se classifica como oitavo colocado na conferência e garante a última vaga para os playoffs.

Após o Play-In, a fase mata-mata acontece normalmente, como sempre aconteceu. Em suas respectivas conferências, o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto.

Os confrontos dos playoffs acontecem em uma melhor de 7 jogos e a franquia que vencer quatro deles, se classifica para a fase seguinte.

Após o anúncio do novo torneio de classificação para o mata-mata da liga, alguns atletas se posicionaram contra o formato, e o astro LeBron James foi um deles, dizendo: "Quem inventou essa m**** merece ser demitido". Além dele, o dono do Dallas Mavericks e a jovem estrela Luka Doncic também se posicionaram contra.

No momento, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets e Milwaukee Bucks, pela Conferência Leste, e Utah Jazz, Phoenix Suns, Denver Nuggets e Los Angeles Clippers, pela Conferência Oeste, já estão garantidos diretamente nos playoffs.

A temporada regular está na reta final e deve terminar no dia 16 de maio. No dia 18 se inicia o Play-In, que deve terminar já no dia 21.