Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / HOMENAGEM!

NBA decide aposentar camisa 6 que pertenceu a Bill Russell

NBA homenageou um dos maiores nomes do basquete mundial, que faleceu no final de julho deste ano aos 88 anos, aposentando seu histórico número

Redação Publicado em 12/08/2022, às 08h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astro da NBA, Bill Russell - GettyImages
Astro da NBA, Bill Russell - GettyImages

A NBA decidiu prestar uma homenagem a um dos maiores nomes do basquete mundial, que faleceu em julho deste ano, aos 88 anos. Bill Russell, dono da camisa 6, terá seu número aposentado em todas as franquias em uma ação inédita. O astro dos Celtics esteve em ação nos anos 60 e foi o maior vencedor de todos os tempos, com 11 anéis conquistados na carreira.

Integrante do Hall da Fama do Basquete, Russell também deixou seu nome marcado na história por ter sido um importante ativista das causas dos direitos civis na NBA. O Comissário da liga, Adam Silver, disse acreditar que o astro deve ser homenageado de forma única e histórica, sem falar que o fato de aposentar seu número garante que sua carreira será sempre lembrada.

A diretora executiva da associação dos jogadores da NBA, Tamika Tremaglio, relembrou a honra dada a Russell. "As ações de Bill dentro e fora de quadra, durante a vida dele, ajudaram a moldar gerações de jogadores para o melhor e, por isso, somos eternamente gratos. Nós estamos orgulhosos de continuar a celebrar a vida e o legado dele ao lado da liga", disse.

Por conta dessa medida anunciada pela liga, alguns jogadores da NBA terão que promover uma troca em seus números, já que agora ele está oficialmente aposentado. Dessa forma, KristapsPorzings, DeAndre Jordan, Alex Caruso e até mesmo o craque LeBron James terão que escolher outros números para utilizar em seus uniformes durante as partidas.

Homenagem ao astro da NBA Bill Russell
Homenagem ao astro da NBA Bill Russell (Crédito: GettyImages)

O adeus do astro

No domingo, 31 de julho, a NBA perdeu um dos melhores jogadores de toda a sua história. Bill Russell, lendário astro do Boston Celtics, que faturou 11 campeonatos e conquistou cinco prêmios de MVP, morreu aos 88 anos. A notícia foi divulgada e confirmada por meio do perfil pessoal do ex-jogador nas redes sociais, mas a causa da morte não foi divulgada.

De acordo com o comunicado, Bill Russell faleceu pacificamente com a sua esposa, Jeannine, ao seu lado. "A esposa de Bill, Jeannine, e seus muitos amigos e familiares agradecem por manter Bill em suas orações. E esperamos que cada um de nós possa encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Essa seria uma última e duradoura vitória para nosso amado camisa 6", informou.