Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

NBA anuncia criação do Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social

Liga promove premiação que vai escolher o jogador mais ativo na luta pelos direitos humanos

Redação Publicado em 13/05/2021, às 16h28 - Atualizado às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kareem Abdul-Jabbar, seis vezes campeão da NBA - GettyImages
Kareem Abdul-Jabbar, seis vezes campeão da NBA - GettyImages

Nesta quinta-feira, 12, a NBA anunciou a criação do Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social, para reconhecer os jogadores da liga de basquete que usam sua influência no esporte para dar voz à luta pelos direitos humanos em busca de igualdade, respeito e inclusão social.

“Estou honrado e grato por estar associado a este prêmio que reconhecerá as pessoas dedicadas e altruístas, lutando para promover a justiça social para todas as pessoas marginalizadas”, declarou Abdul-Jabbar, no comunicado divulgado pela NBA.

Uma das lendas da NBA, Kareem é seis vezes campeão da liga e membro do Hall da Fama. Engajado na luta por justiça social, ele carrega o nome do prêmio que dará ao vencedor o direito de escolher uma organização para receber uma doação de US$ 100 mil. Além disso, cada finalista poderá selecionar uma instituição para receber US$ 25 mil.

“Para mim, é mais um passo gigante, na direção certa para o país e todas as pessoas que valorizam a igualdade. Além de ser um dos nossos maiores jogadores, Kareem Abdul-Jabbar dedicou grande parte de sua vida a defender a igualdade e a justiça. Com este novo prêmio, nós temos orgulho de reconhecer e celebrar os jogadores da NBA que estão usando sua influência para causar impacto em suas comunidades e nossa sociedade em geral”, disse o comissário da liga, Adam Silver.

Cada uma das 30 franquias deve nomear um jogador de seu elenco para ser indicado ao prêmio. Os finalistas e o vencedor serão selecionados por um comitê, que divulgará os nomes durante os playoffs.