Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Os melhores jogadores menores de 25 anos na NBA

A nova escola de jogadores recentemente draftados vêm mostrando que o futuro da liga está em boas mãos

Vinicius Barbosa de Lima Publicado em 11/06/2021, às 07h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luka Doncic marcando Jayson Tatum - Getty Images
Luka Doncic marcando Jayson Tatum - Getty Images

Os playoffs de 2021 vêm mostrando que a liga está para sofrer mudanças, com o surgimento de novas estrelas e o possível fim do ciclo de outros. Lebron James e Steph Curry já estão eliminados do mata-mata, depois de 10 anos tendo a presença de pelo menos um dos dois nas finais. Além do mais, vimos atuações irretocáveis dos jovens que são mencionados nesta lista, levantando a questão de quem é o melhor desses novos jogadores na lista. 

Então, confira abaixo uma lista com os melhores jogadores abaixo de 25 anos, e tire suas próprias conclusões! 

10. Jaylen Brown 

 Jaylen Brown durante o All Star Game de 2021 - Créditos / Getty Images 

Ala-armador do BostonCeltics, Jaylen tem 24 anos e foi draftado em 2016 como a terceira escolha geral. Jogou na UniversidadedeCaliforniaGoldenBears entre 2015-2016, sendo nomeado para o Primeiro Time e Novato do Ano da Pac-12.

Jogando ao lado de outra estrela jovem, que será mencionado na lista, Jaylen chegou aos playoffs com os Celtics em diversas ocasiões, avançando até mesmo às finais da Conferência Leste, em pelo menos 3 oportunidades. Também foi eleito All-Star na temporada de 2020-2021, participando do All-Star Game e da Competição de 3 pontos. 

9. Karl-Anthony Towns 

Karl-Anthony Towns durante preparação para o jogo - Créditos / Getty Images

Karl-Anthony Towns, ou KAT, é um pivô de 25 anos que atua pelo MinnesotaTimberwolves. Selecionado como a primeira escolha geral no Draft de 2015 e premiado como Novato do Ano em 2016, KAT jogou pela UniversidadedeKentucky. Atua pela Seleção da República Dominicana (lugar onde sua mãe nasceu), nasceu nos Estados Unidos. KAT soma recordes desde que entrou na liga, foi nomeado como All-Star em 2017-2018 e chegou aos playoffs com os Timberwolves, depois da ausência da franquia desde 2004, apesar de ter sido eliminado na primeira rodada. 

8. Ben Simmons

Ben Simmons durante jogo pelos 76ers - Créditos / Getty Images

O australiano Ben Simmons, de 24 anos, atualmente é um armador/ala pelo Philadelphia 76ers. Passou apenas uma temporada na Universidade do Estado de Luisiana, até ser escolhido como a primeira escolha geral no Draft de 2016.

Simmons tem uma visão de jogo excepcional, boa defesa, atleticismo, uma boa bagagem de bandejas e enterradas, mas tem um problema que o impede de ser talvez um dos melhores jogadores da liga: a deficiência na bola de 3 pontos. Tanto que, as defesas o deixam livre pois sabem que não oferece perigo do perímetro. Mesmo assim, Ben conseguiu bater recordes e fazer longas campanhas nos playoffs, com um elenco de qualidade ao seu lado. 

7. Ja Morant

Ja Morant conduzindo a bola durante jogo pelos Memphis Grizzlies - Créditos / Getty Images

Recrutado recentemente pelos Memphis Grizzlies no Draft de 2019 como a segunda escolha geral, Ja Morant (21 anos) é possivelmente o futuro dos armadores. Explosivo, com um bom QI de basquete distribuindo a laranja, um bom arremesso e sem medo de atacar seus oponentes, Ja atuou pela Universidade da Carolina do Sul.

Foi eleito o Novato do Ano de 2019, e para sua alegria, levanta comparações ao seu ídolo Russel Westbrook, no estilo de jogo. No entanto, o elenco que joga ao seu lado é insuficiente para Morant ter uma campanha de playoffs competitiva, apesar de Ja ter chegado à primeira rodada na temporada atual, após vencer o torneio de Play-in da NBA (4 times disputam as duas últimas colocações para se classificar aos playoffs) desbancando os Golden State Warriors de Stephen Curry e os San Antonio Spurs de DeMar DeRozan. 

6. Zion Williamson

Zion Williamson conduzindo a bola pelo New Orleans Pelicans - Créditos / Getty Images

Único jogador de 2000 na lista,  Zion Williamson (20 anos) foi a primeira escolha geral no Draft de 2019, selecionado pelo New Orleans Pelicans. O ala/ala-pivô jogou pela famosa Universidade de Duke, e em sua primeira e única temporada foi o Jogador do ano da ACC, Atleta do ano da ACC e Novato do ano da ACC.

Mas a fama de Zion veio do ensino médio, viralizando e sendo destaque nacional pelos vídeos de jogadas absurdas. Desde Lebron James que não se tinha um hype dessa magnitude com um jogador do High School. 

Um problema no menisco de Zion impediu que o novato estreasse a temporada de 2019-2020 pelos Pelicans, que fez seu primeiro jogo apenas três meses depois do início da temporada. Em 18 minutos, anotou  22 pontos, 7 rebotes — com 17 pontos seguidos no último quarto. 

Com seus 1,98m de altura e 129 kg, a potência de Zion é enorme. Apesar de seu peso, é capaz de saltar alturas impressionantes e é veloz, sendo chamado por Kevin Durant de um "atleta de uma geração". Sua defesa também é importante, tendo bons números de tocos e roubadas de bola. 

Foi selecionado como All-Star na temporada 2020-2021, provando que com o tempo irá desenvolver seu jogo e ganhar seu espaço no meio dos grandes jogadores da liga. Seu potencial ainda é desconhecido, mas caso se torne pelo menos 60% do que se espera dele, sem dúvidas terá uma carreira de sucesso. 

5. Trae Young

Trae Young conduzindo a bola em jogo pelo Atlanta Hawks - Créditos / Getty Images 

Trae Young, ou Ice Trae, tem 22 anos e é assustador em quadra. O armador aparentemente é da escola de Stephen Curry e Damian Lillard, com um longo alcance de sua bola de 3. Possui uma visão de jogo ímpar, sendo o líder do time quando a questão é distribuição de jogo. Com seu apelido de Trae "Gelado" ou "Frio", é decisivo e não tem medo de chamar a responsabilidade para os momentos 'clutch'. 

Vindo da Universidade de Oklahoma, seu estado natal, não esperou para se tornar elegível ao Draft de 2018 e renunciou às suas últimas três temporadas pela Universidade. O curioso é que Trae foi envolvido em uma troca: selecionado pela 5ª escolha do Dallas Mavericks no Draft, foi negociado ao Atlanta Hawks junto de uma futura escolha no primeiro round, por Luka Doncic. Foi All-Star em 2019-2020 como titular, e teve a sua primeira participação no playoffs na temporada atual de 2020-2021, seguindo vivo na série da Semifinal do Leste, contra o Philadelphia 76ers.

4. Donovan Mitchell 

Donovan Mitchell gritando em jogo pelo Utah Jazz - Créditos: Getty Images

Donovan "Spida" Mitchell tem 24 anos e nasceu em Elmsford, Nova York. O armador/ala-armador foi selecionado pelo Denver Nuggets como a 13ª escolha do Draft de 2017 e depois trocado para o Utah Jazz pela 24ª escolha (Tyler London) e Trey Lyles. A partir daí, sua carreira só foi crescendo: em fevereiro de 2017 assinou um contrato de novato por 4 anos com o Jazz, em julho do mesmo ano também assinou com a marca Adidas e já em seu primeiro ano anotou 41 pontos sobre o New Orleans Pelicans. Em 2018, foi campeão do Torneio de Enterradas durante o All-Star Weekend. Além do sucesso em quadra, Mitchell teve bom proveito do apelido relacionado ao Homem-Aranha fazendo com que o jogador contracenasse com o ator Tom Holland, que interpreta o super-herói, em um trailer do filme "Homem-Aranha: Longe de casa". 

Sobre seu jogo, Donovan se assemelha muito ao estilo de Dwayne Wade, lenda do Miami Heat e da NBA, com uma boa visão de jogo, ótima seleção de arremessos e a presença da bola de 3 em seu arsenal. Suas performances em playoffs dispensam comentários: os 51 pontos contra Jamal Murray e os Nuggets, além dos jogos seguintes da série, e a temporada de 2020-2021, onde segue vivo vencendo por 2-0 a série das Semifinais do Oeste contra o Los Angeles Clippers.

3. Devin Booker

Devin Booker deitado após realizar arremesso em jogo pelo Phoenix Suns - Créditos / Getty Images

O ala-armador Devin Booker, é uma ameaça para qualquer adversário. Vindo da Universidade de Kentucky, foi selecionado na 13ª escolha do Draft de 2015 pelo Phoenix Suns, e já foi selecionado para o All-Rookie Team (time dos melhores novatos do ano) de 2016.  

O feito mais impressionante de D Book até o momento, além das comparações com o grandioso e saudoso Kobe Bryant, foi de se tornar o sexto jogador (e o mais jovem) da história a marcar 70 pontos em uma partida, na derrota por 130-120 para o Boston Celtics.  Também venceu o Torneio de 3 pontos de 2018 e foi duas vezes eleito como All-Star, em 2020 e 2021.  

A temporada atual de 2020-2021 é uma ótima chance de Booker vencer um anel pelos Suns, com Chris Paul e DeAndre Ayton no elenco, além de ótimos jogadores tanto titulares como no banco. Os Suns lideram a série da Semifinal do Oeste contra o Denver Nuggets do MVP Nikola Jokic por 2-0, após terem eliminado os atuais campeões Los Angeles Lakers, de Lebron James e Anthony Davis. 

2. Jayson Tatum

Jayson Tatum conduzindo a bola pelo Boston Celtics - Créditos: Getty Images 

O futuro do Boston Celtics está em boas mãos, tanto com o já mencionado JaylenBrown quanto com o principal astro da franquia, JaysonTatum. Nascido em 1998, no Missouri, Tatum jogou pela Universidadede Duke e foi escolhido pelos Celtics após uma troca ousada pela parte do gerente geral DannyAinge: trocou a 1ª escolha para os 76ers por outra escolha valiosa e mais o craque. Seu estilo de jogo é agressivo, criando suas jogadas com os dribles e um arremesso afiado de qualquer distância. 

Como jogador profissional, tem partidas acima dos 50 pontos como ninguém e ainda conseguiu fazer longas campanhas nos playoffs, onde chegou às Finais da Conferência Leste em mais de uma ocasião. Com toda certeza, Tatum é a maior competição para o futuro do próximo colocado na lista. 

1. Luka Doncic

Luka Doncic sorrindo durante jogo pelo Dallas Mavericks - Créditos: Getty Images

O tesouro da NBA, o escolhido para ser o rosto da liga nos próximos anos... escolha a opção que quiser, mas não negue que Luka Doncic, da Eslovênia, é o melhor jogador abaixo de 25 anos! Nascido em 1999, Luka 'Magic' (22 anos) chegou aos Mavs pela troca do Draft de 2018 com o Hawks, envolvendo Trae Young

A trajetória de Luka é um pouco diferente: estreou como profissional pelo Real Madrid na liga ACB aos 16 anos e 2 meses, fazendo com que o jogador já tenha adquirido uma boa experiência nas quadras. Dois anos depois se tornou elegível ao Draft, e o resto é história. 

O armador tem o jogo ofensivo mais completo da NBA, por gerar as suas próprias cestas com seu manuseio de bola e o arremesso da bola de 3, mas também por sua visão de jogo excelente que distribui jogadas para todos seus companheiros. 

Doncic tem na bagagem duas aparições como All-Star em 2019-2020 e 2020-2021, o prêmio de Novato do Ano de 2019, presença no All-NBA Team de 2020 e o All-Rookie Team de 2019. Como se não bastassem seus números e recordes batidos, Luka ainda tem o DNA Clutch, ou seja, pode ser decisivo em momentos de pressão no jogo. Com toda certeza Doncic é o jogador mais valioso e promissor para os anos futuros da NBA.