Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / PRÉ-OLÍMPICO

FIBA confirma as seleções que disputam o pré-olímpico

Com Brasil disputando, confira as 24 seleções que brigarão por quatro vagas em Tóquio 2020

SportBuzz DIGITAL Publicado em 19/09/2019, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasil x Estados Unidos - Getty Images
Brasil x Estados Unidos - Getty Images

Após a confirmação do ranking mundial, a FIBA anunciou nesta quinta-feira, 19, as 24 seleções que participarão do pré-olímpico em busca das últimas quatro vagas do basquete nos jogos olímpicos de Tóquio 2020. 

Ao todo, sete equipes das Américas tentam garantir o seu lugar em Tóquio: Brasil, Canadá, República Dominicana, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela; nove seleções da Europa: Croácia, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polônia, Rússia, Eslovênia, Sérvia e Turquia; três da Ásia/Oceania: China, Coreia do Sul e Nova Zelândia; e três da África: Angola, Senegal e Tunísia. 

O Brasil participa da repescagem após ser eliminado pelos EUA na segunda fase da Copa do Mundo de basquete e não alcançar uma das duas vagas diretas das Américas, que ficaram com os americanos e com a Argentina. 

A seleção dessas 24 equipes foi baseada nas 16 seleções melhores colocadas na Copa do Mundo e que não garantiram a vaga direta e mais oito melhores seleções no ranking da FIBA que não participaram do mundial. 

A disputa será feita por quatro torneios compostos por seis seleções cada um, sorteadas livremente. Eles se enfrentarão entre os dias 23 e 28 de junho de 2020 e apenas o campeão de cada torneio garante a vaga de Tóquio. A competição será em sede fixa, mas a FIBA não definiu o local e nem a data do sorteio dos grupos. 

O Brasil subiu uma posição no ranking da Federação após a Copa do Mundo, subindo de 12º para 11º colocado e ultrapassou a Croácia, que não disputou o torneio. 

A Copa do Mundo já acabou,  e a Espanha foi campeã após bater a Argentina, oito das 12 vagas para Tóquio 2020 já foram confirmadas. Nas Américas: Estados Unidos e Arentina; na Europa: Espanha e França; na África: Nigéria; na Ásia/Oceania: Irã e Austrália, mais o Japão que participa por ser o país sede.