Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / RESISTÊNCIA

Ellen Valias, fundadora do Rachão Basquete Feminino, afirma: "O fato de estar dentro da quadra já é um ato político"

A jogadora de basquete amadora revelou como lida com a gordofobia e o que a motivou a criar um projeto que reúne diversas mulheres para praticar o esporte

Isabelly Cristaldo Publicado em 17/07/2020, às 10h05 - Atualizado às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ellen comentou sobre o projeto Rachão Basquete Feminino - Instagram
Ellen comentou sobre o projeto Rachão Basquete Feminino - Instagram

Ellen Valias é uma jogadora de basquete amadora que usa suas redes sociais para compartilhar com os internautas suas lutas diárias e mostrar seu projeto: o Rachão Basquete Feminino.

Em suas plataformas digitais, Ellen aborda temas como gordofobia, racismo e machismo, e em entrevista exclusiva ao SportBuzz, a atleta comentou sobre como lida com os preconceitos.

“Eu jogo basquete desde os 9 anos de idade. Desde pequena sempre tive a percepção de que eu era uma criança preta e gorda. Então sempre soube que era ‘diferente’ né, do que era o padrão (....) Eu estudei numa escola particular, então eu enfrentei muito racismo, muita gordofobia. Mas a gente vai crescendo, vai resistindo.”

Ela ainda afirmou que sempre aceitou o seu corpo, mas explicou que cada um tem um tempo para a aceitação.

“Cada um tem um processo de aceitar a si mesmo, o seu corpo, isso é individual, não tem uma receita. Eu nunca tive uma relação difícil com meu corpo, pelo fato de ser gorda… Mas eu entendia que existia uma pressão. Mas quando a gente começa a entender e estudar, a entender as causas disso, começou toda minha construção. Isso começou por volta dos trinta anos.”

Ellen ainda pediu para que a sociedade pare de chamar pessoas acima de peso de “obesas” e comentou sobre a gordofobia que sofre.

“Eu não ligo. Se a gente for ligar, a gente não vive. O padrão faz isso com a gente. Não falem: ‘Ah, aquela pessoa obesa’. Não, o certo é aquela pessoa gorda.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ellen Valias (@atleta_de_peso) em

Apaixonada pelo basquete, Valias trouxe as quadras de volta a sua rotina depois dos 30 anos, porém, nunca deixou de lado a atividade física.

“O esporte para mim é natural. Eu joguei dos 9 aos 17 anos. Depois eu parei de jogar e nesse meio tempo eu fui fazer outras coisas. Fui estudar, trabalhar, tive filhos, casei. Mas eu fiz outras atividades. Fiz Muay Thai, futebol americano, sempre fiz algo no esporte.”

A influenciadora digital também afirmou que sempre é uma exceção por onde passa.

“Só pelo fato de estar dentro da quadra, como uma pessoa gorda, já é um ato de resistir, um ato político. Eu sempre sou exceção.”

Fundadora do projeto Rachão Basquete Feminino, que promove a ocupação de mulheres em quadras públicas de São Paulo, Ellen Valias revela da onde surgiu a ideia:

“Teve um dia, quando eu tinha 30 anos de idade. Eu fui no parque Villa Lobos e lembrei quanto tempo eu não jogava basquete. Eu vi somente uma menina jogando e decidi voltar a praticar (...) O que me incomodava é que eu sempre era a única mulher (quando voltou a jogar), sempre a maioria homem jogando nos parques públicos. Então eu tive a ideia de marcar o encontro no facebook e marquei um horário com todas meninas irem juntas para esses parques. E foi assim que nasceu o rachão. O primeiro encontro foi em janeiro de 2015.”

+ Conheça o movimento que cria identificação entre mulheres que querem jogar um basquete descontraído

Atualmente sem encontros, devido a pandemia do novo coronavírus, Ellen contou sobre o intuito do grupo.

“A gente sempre se encontra uma vez por mês. Nasceu com o intuito de mostrar que o espaço também é nosso, não somente dos homens.”

Confira a entrevista na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr) em


5 itens de basquete para os amantes do esporte

1- Bola de Basquete Nike Dominate 8P Tamanho 7 - https://amzn.to/2JmU6Xs

2- Mini Tabela de Basquete Nba Los Angeles Lakers - https://amzn.to/2qG4UJr

3- Tênis Nike Air Zoom Generation Kings Rook Lebron James QS - https://amzn.to/2MJsAFo

4- Bolsa Fitness Fred Hard Basquete - https://amzn.to/36fzc6m

5- Testeira NBA Headband Nike - https://amzn.to/2BUvmSh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.