Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / ASTRO DA NBA

Dwyane Wade critica preconceito e fala sobre filho gay de 12 anos: "Nada mudou no meu amor"

Em entrevista, o tricampeão da NBA falou sobre o tema e sua relação com seu filho Zion

Gabriela Santos Publicado em 20/12/2019, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dwyane Wade, sua esposa Gabrielle Union, e seus filhos Zion (12) e Kaavia (1) - Instagram
Dwyane Wade, sua esposa Gabrielle Union, e seus filhos Zion (12) e Kaavia (1) - Instagram

Tricampeão da NBA, o ex-jogador Dwyane Wade tem cinco filhos. Um dos principais jogadores que passaram pelo Miami Heat, ele foi vencedor ao lado de LeBron James e também mostrou exemplo fora das quadras.

Em uma entrevista no podcast ‘All the Smokes’, dos ex-atletas Matt Barnes e Stephen Jackson, Wade comentou sobre sua relação e o processo de aceitação de seu filho a Zion, de 12 anos, uma criança assumidamente gay. O tricampeão também falou sobre o preconceito que existe contra a comunidade LGBTQ+.

“Eu tive que me olhar no espelho quando meu filho tinha 3 anos e eu e minha esposa começamos a perceber que ele não estava na mesma sintonia de um menino como Zaire (outro filho de Wade). Eu tive que me olhar no espelho e dizer: "E se o seu filho voltar para casa e disser que é gay? O que você vai fazer? Como vai ser? Como vai agir? Não é sobre ele. Ele sabe quem ele é. É sobre você. Quem é você?", revelou.

Na entrevista, Dwyane Wade se refere a Zion várias vezes usando o pronome feminino. No dia do feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, sua esposa, a atriz Gabrielle Union, publicou uma foto com a família (imagem de capa) em que Zion está usando acessórios considerados “femininos”, e o ex-jogador recebeu muitas mensagens desde então.

"Eu tenho visto mensagens de ódio pós-ação de graças nas redes sociais sobre a minha foto de família. A estupidez é parte deste mundo em que vivemos - então eu entendo. Mas eis a questão: fui escolhido para liderar minha família, não vocês. Então, continuaremos sendo nós e nos apoiaremos com orgulho, amor e um sorriso!", escreveu em seu Twitter na oposrtunidade. 

Na entrevista, Wade diz que usa sua visibilidade para falar por membros da comunidade que não tem a mesma voz que ele.

“Quando eu respondo a certas coisas nas redes sociais, eu não respondo porque feriu os meus sentimentos. Eu respondo porque entendo a minha plataforma, entendo que falo por pessoas que não têm a mesma voz que eu. Eu falo por muitos da comunidade LGBTQ+. Nesse processo, vai ter muita negatividade, muito ódio. E não é só pela sexualidade do meu filho, mas por ser também um jovem negro e com tudo que vem com isso”, declarou.

Sobre o processo de aceitação e entendimento de seu filho, o astro da NBA citou sua esposa – mãe biológica de sua filha mais nova – e destacou seu papel em mudar sua percepção da realidade "com lentes diferentes".

“Eu cresci em uma mesma perspectiva de muitas pessoas que são um pouco ignorantes. E você conhece pessoas durante a vida que te ajudam a tirar esses óculos e colocar outros para você ver a vida com lentes diferentes. Foi isso que a minha esposa fez. Então, tem sido muito legal”, salientou.

Além de Zion, Wade é pai dos meninos Zaire, de 17 anos, e Xavier Zecharian, de 6 anos, da menina Kaavia, de 1 ano, e também adotou o sobrinho Dahveon Morris, de 18 anos. Dwyane Wade também comentou que faz de tudo para que seus filhos sejam livres e felizes.

“Primeiramente, você não fala sobre ter força e confiança. Meu filho de 12 anos tem muito mais do que eu. Você pode aprender algo com as crianças. Eu e minha esposa fazemos questão de que eles entendam o poder de suas vozes. Nós queremos que eles sejam o que eles quiserem ser nesse mundo. É o nosso objetivo. Eu vi a transformação na vida do meu filho e nada mudou no meu amor, nada mudou nas minhas responsabilidades. O que eu tenho que fazer agora é me educar mais. É o meu trabalho”, destacou.


5 itens de basquete para os amantes do esporte

1- Bola de Basquete Nike Dominate 8P Tamanho 7 - https://amzn.to/2JmU6Xs

2- Mini Tabela de Basquete Nba Los Angeles Lakers - https://amzn.to/2qG4UJr

3- Tênis Nike Air Zoom Generation Kings Rook Lebron James QS - https://amzn.to/2MJsAFo

4- Bolsa Fitness Fred Hard Basquete - https://amzn.to/36fzc6m

5- Testeira NBA Headband Nike - https://amzn.to/2BUvmSh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.