Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Com título inédito em disputa, Finais da NBA prometem equilíbrio

Quatro astros e um campeão: Hawks, Bucks, Clippers e Suns contam com estrelas para conquistar a NBA

Redação Publicado em 21/06/2021, às 16h00 - Atualizado às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com título inédito em disputa, Finais da NBA prometem equilíbrio - GettyImages
Com título inédito em disputa, Finais da NBA prometem equilíbrio - GettyImages

Com a vitória do Atlanta Hawks sobre o Philadelphia 76ers, as finais de conferência da NBA foram definidas. Pelo Leste, a franquia da Geórgia enfrenta o Milwaukee Bucks, que eliminou o Brooklyn Nets. No Oeste, Phoenix Suns e Los Angeles Clippers disputam a série por uma vaga nas Finais da temporada 2020/21.

A atual temporada da NBA pode ter um campeão inédito, caso o vencedor seja um time da Conferência Oeste. 

O Phoenix não vai às Finais desde 1993, e buscam uma vitória na série sobre os Clippers para quebrar o jejum e tentar a conquista inédita contra Hawks ou Bucks. Por outro lado, a franquia californiana nunca disputou um título e chegou na final da conferência pela primeira vez.

Os Bucks foram campeões em 1970/71, e tentam avançar às Finais pela primeira vez desde 1974. Já o Atlanta Hawks, que venceu em 1957/58, como St. Louis Hawks, não vai às Finais desde 1961.

Falando em títulos inéditos, uma estrela da liga vai receber seu primeiro anel de campeão neste ano: Chris Paul (Phoenix Suns), Paul George (Los Angeles Clippers), Ginnis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) ou Trae Young (Atlanta Hawks).

Com surpresas – nem tanto – nos playoffs, as equipes prometem protagonizar uma das Finais mais disputadas da história da NBA. Confira a campanha de cada time na temporada 2020/21:

Atlanta Hawks

O Atlanta Hawks voltou à final do Leste após seis anos. Campeão na temporada 1957/58, como St. Louis Hawks, a franquia busca o segundo título da NBA de sua história e tenta avançar às Finais pela primeira vez desde 1961. 

O Atlanta é a primeira franquia a chegar às finais da conferência sem um jogador All-Star desde o Indiana Pacers de 1994. Mas isso parece não fazer muita diferença com Trae Young no time. Algoz na eliminação do New York Knicks, na primeira rodada dos playoffs, o armador também foi destaque da equipe contra os Sixers.

Campanha

Temporada regular: 41 vitórias e 31 derrotas (5º da Conferência Leste)
Primeira rodada dos playoffs: 4 a 1 sobre o New York Knicks (vitórias nos Jogos 1, 3, 4 e 5)
Semifinal do Leste: 4 a 3 sobre o Philadelphia 76ers (vitórias nos Jogos 1, 4, 5 e 7)

Milwaukee Bucks

O time tenta avançar às primeiras Finais da NBA desde 1974, quando foi derrotado pelo Boston Celtics. Nos dois últimos anos (2018/19 e 2019/20), tendo o MVP da temporada regular Giannis Antetokounmpo, o Milwaukee Bucks parou nas semifinais da Conferência Leste.

Assim como o rival Atlanta Hawks, Milwaukee busca o segundo título de sua história. A franquia foi campeã em 1970/71, sobre o Baltimore Bullets (hoje Washington Wizards).

Campanha

Temporada regular: 46 vitórias e 26 derrotas (3º da Conferência Leste)
Primeira rodada dos playoffs: 4 a 0 sobre o Miami Heat
Semifinal do Leste: 4 a 3 sobre o Brooklyn Nets (vitórias nos Jogos 3, 4, 6 e 7).

Los Angeles Clippers

O Los Angeles Clippers se classificou pela primeira vez em sua história à uma final de conferência. A franquia de 51 anos finalmente conseguiu passar das semifinais para sonhar com um título inédito da NBA.

Sem Kawhi Leonard, com lesão no joelho, o time californiano conta com o comando de Paul George e Terance Mann para tentar derrotar o Phoenix Suns.

Campanha

Temporada regular: 47 vitórias e 25 derrotas (4º da Conferência Oeste)
Primeira rodada dos playoffs: 4 a 3 sobre o Dallas Mavericks (vitórias nos Jogos 3, 4. 6 e 7)
Semifinal do Oeste: 4 a 2 sobre o Utah Jazz (vitórias nos Jogos 3, 4, 5 e 6).

Phoenix Suns

Apesar de nunca ter conquistado a NBA, o Phoenix Suns acumula dois vice-campeonatos em 1976 e 1993. Pela primeira vez disputando um título de conferência desde 2010, os Suns fizeram uma temporada 2020/21 muito segura.

Contando com a experiência de Chris Paul e a atitude de veterano do jovem Devin Booker, os Suns passaram pelo atual campeão Los Angeles Lakers e varreram o Denver Nuggets do MVP Nikola Jokic, sendo a primeira equipe a confirmar vaga entre as duas conferências.

Campanha

Temporada regular: 51 vitórias e 21 derrotas (2º do Oeste e geral)
Primeira rodada dos playoffs: 4 a 2 sobre o Los Angeles Lakers (vitórias nos Jogos 1, 4, 5 e 6)
Semifinal do Oeste: 4 a 0 sobre o Denver Nuggets.