O que mudou na seleção desde a Copa América de 2019


No sábado, 10 de julho, o Brasil enfrenta a Argentina na grande final da Copa América. Após conquistar o título de 2019, a Seleção Brasileira volta ao Maracanã para tentar o bicampeonato, mas tem um adversário muito mais difícil em relação à última vez.


Confira algumas coisas que mudaram da última final de Copa América até esta:


Plantel: Na final de 2019, a Seleção Brasileira venceu o Peru por 3x1, com um elenco diferente do que está prestes a buscar o bicampeonato. Com Neymar machucado, a seleção perdeu muita qualidade, mas ainda assim sobrou na competição.


Houve pelo menos uma mudança em cada setor. No gol, Cássio deu lugar a Weverton. Na zaga, Miranda ficou de fora, dando lugar a Léo Ortiz. Já nas laterais, saíram Daniel Alves, Filipe Luis e Fagner para a convocação de Danilo, Renan Lodi e Emerson.


 O meio campo foi o setor com mais mudanças. Fernandinho, Allan, Arthur e Philippe Coutinho (lesionado) abriram vaga para a chegada de Fabinho, Douglas Luiz, Fred e Everton Ribeiro.


No ataque, Willian e David Neres saíram para a convocação de Neymar e Gabriel Barbosa. Além disso, mais uma vaga de inscrição foi aberta e Vinícius Júnior foi convocado.


Crise sanitária: Desde o início de 2020, o mundo tem sofrido com a pandemia do coronavírus. A decisão da última Copa América aconteceu no Maracanã e contou com o estádio lotado. Atualmente, o jogo acontecerá com portões fechados.


O potencial do adversário: Na decisão contra o Peru, apesar de certo equilíbrio durante a partida, ficou nítida a disparidade técnica das duas seleções. Com o Brasil vencendo por 3 a 1, mesmo com um a menos desde os 25 do segundo tempo.


A partida deste sábado contra os 'hermanos' tem tudo para ser muito mais complicada. Com quatro gols e cinco assistências em seis jogos, Lionel Messi é o artilheiro e líder em assistências de toda a competição.


Além do camisa 10, a Argentina conta com jogadores de alto nível como: Di Maria, Lautaro, De Paul, Paredes, entre outros. O ponto positivo para o Brasil é que o sistema defensivo adversário não tem passado muita segurança, diferente do brasileiro.


 Horário incomum: Em 2019, a final aconteceu às 17h, no dia 7 de julho, um domingo. Já neste ano, o jogo está marcado para acontecer às 21h do dia 10 de julho, que é um sábado.


texto: 
Gabriel Soria
EDIÇÃO:
Vinicius Lopes
créditos:
getty images / tenor