Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos

Na sexta-feira, 23 de julho, às 8h (horário de Brasília), aconteceu a cerimônia de abertura das Olimpíadas, no Estádio Olímpico de Tóquio, e sem a presença do público, por conta dos protocolos em prevenção ao coronavírus.


A cerimônia começou com um segmento que representava a conexão que todos os atletas tiveram para se redescobrir durante o momento da pandemia, especialmente porque tiveram que lidar com o adiamento, e os treinamentos em casa.

Homenagem: A primeira apresentação na
abertura foi em homenagem aos atletas que
estão isolados se recuperando da
contaminação pelo coronavírus. Além
de lembrar das pessoas que já partiram,
onde um minuto de silêncio foi respeitado.


Tradição japonesa e os aros: A segunda apresentação celebrou as tradições locais e os elementos culturais. Nela, os dançarinos estavam vestidos em homenagem aos bombeiros voluntários japoneses, uma tradição de séculos no país.

Logo em seguida, os aros Olímpicos, feitos de maneira, foram levados para o centro do palco junto com algumas lanternas, outro ponto fundamental da cultura milenar do Japão, e com elas, os aros foram iluminados.

Entrada das delegações: Seguindo o momento mais tradicional da cerimônia, as delegações dos países começaram a entrar no estádio. Dessa forma, como manda o figurino, a Grécia foi a primeira a entrar.

Desta vez, as equipes entraram em ordem alfabética, de acordo com o alfabeto japonês e a grafia na língua do país. O Brasil foi representado por Bruninho, do vôlei, e Ketelyn Quadros, do Judô. O desfile das delegações se encerrou com a presença do Japão.

Ao fim do desfile, a cerimônia contou com o juramento dos atletas, onde prometeram seguir os propósitos Olímpicos e fazer uma competição limpa e justa.

Tecnologia: Drones foram usados para fazer o símbolo das Olimpíadas de Tóquio, e um globo terrestre no céu. A trilha sonora utilizada foi ‘Imagine’, de John Lennon.

Em seguida, o presidente do COI, Thomas Bach, e a Presidente do Comitê Olímpico Japonês, Seiko Hashimoto, falaram algumas palavras para abrir os jogos, abordando a dificuldade dos atletas em chegar até aqui.

A chama Olímpica: A tocha olímpica chegou ao Estádio Olímpico de Tóquio, e passou a ser revezada, em suas situações finais, até acender a pira. Durante o trajeto, ainda no estádio, a chama foi passada por atletas, ex-atletas, crianças, e enfermeiros.

A escolhida para acender a pira olímpica foi a tenista japonesa, Naomi Osaka. Com a cerimônia encerrada, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram oficialmente abertos!


texto: 
Redação SportBuzz
EDIÇÃO:
VINICIUS LOPES
créditos:
getty images