Análise das semifinais da Eurocopa


Itália x Espanha (06/07) - A Itália, tetracampeã mundial, possui apenas um título do torneio continental, conquistado em 1968. Já a Espanha, por sua vez, só possui um título de Copa do Mundo, mas é bicampeã da Eurocopa.


As equipes reeditarão a final da Euro de 2012. De lá para cá, muita coisa mudou em ambos os times, restando apenas quatro jogadores que entraram em campo naquela ocasião: Bonucci e Chiellini pelo lado italiano; Jordi Alba e Busquets pelo lado espanhol.


Atualmente, a seleção italiana tem se mostrado um coletivo mais preparado. Viveu momentos difíceis nos últimos anos, chegando, inclusive, a ficar fora da Copa do Mundo de 2018. Mas hoje, a Azzurra não perde uma partida oficial há 32 jogos.


A Espanha tem passado por um processo de reformulação, em que os experientes jogadores da vitoriosa geração espanhola, campeã da Copa do Mundo de 2010 e bi da Europa (2008 e 2012) estão saindo de cena e dando espaço para os mais jovens.


A Fúria teve dificuldades para chegar até a semifinal, sendo quase eliminada na fase de grupos e nas quartas, passando da Suíça nos pênaltis de forma dramática. Mas mesmo não sendo a favorita, fez por merecer estar entre os quatro melhores do torneio.


Inglaterra x Dinamarca (07/07) - Do outro lado, também buscando uma vaga na final temos a Inglaterra, única das quatro que nunca venceu uma Eurocopa, e a Dinamarca, campeã da Euro de 1992 e que fará de tudo para levar este título ao seu capitão Eriksen.


Invicta na competição e sem levar nenhum gol até aqui, a Inglaterra é a grande favorita para se classificar neste confronto. A equipe do técnico Gareth Southgate deixou para trás a Alemanha nas oitavas e agora voltou a contar com o seu artilheiro Harry Kane.


Depois de passar em branco nos três primeiros jogos, o centroavante já marcou três vezes nas últimas duas partidas e pretende ir em busca da artilharia da competição, que atualmente pertence a Cristiano Ronaldo e Schick, ambos com cinco gols.


Já a seleção dinamarquesa, depois de perder o seu principal jogador em seu primeiro jogo na competição, e sair derrotada nas duas primeiras partidas, conseguiu se classificar na última rodada da fase de grupos.


Nas oitavas e nas quartas despachou País de Gales e República Tcheca, respectivamente. Agora pretende fazer frente à seleção inglesa, mesmo sabendo de todas as dificuldades que enfrentará, para continuar fazendo história nesta Eurocopa.


texto: 
Lucas Cesare
EDIÇÃO:
Vinicius Lopes
créditos:
getty images