David Wilkie ganhou nos 200m peito e impediu que os Estados Unidos levassem todos os ouros da natação masculina nas Olimpíadas de 1976 - Foto: Steve Lewis/Shutterstock
Natação

Escocês David Wilkie morre aos 70 anos

Único nadador a quebrar o domínio americano nas Olimpíadas de Montreal, impedindo que os Estados Unidos levassem todos os ouros da natação masculina

Redação Publicado em 24/05/2024, às 16h26

O ex-nadador David Wilkie morreu nesta última quarta-feira (22), aos 70 anos, de câncer. O único ouro que os americanos não conquistaram foi o de David, quando o escocês ganhou nos 200m peito.

Com um bigode característico, já tinha ganhado a prata na mesma prova nos Jogos Olímpicos de Munique 1972. Após isso, o ex-nadador foi treinar nos Estados Unidos sonhando com o ouro nos Jogos posteriores. Acompanhado de 2min15s11, o ouro veio como recorde mundial, e ainda ganhou mais uma prata, nos 100m peito.

A medalha de Wilkie nos 200m peito de 1976 fez o ídolo britânico ser herói. Em 1977, recebeu a honraria de se tornar membro da Ordem do Império Britânico (MBE).

A ex-nadadora britânica Sharron Davies, medalhista de prata nos 400m medley em Moscou, fez uma homenagem ao ídolo olímpico no X: “Estou tão triste em saber da perda do campeão olímpico superstar do nado peito, minha primeira paixão e definitivamente uma inspiração, o orgulhoso escocês David Wilkie, que morreu hoje cedo. Durma bem, velho amigo”, escreveu a ex-nadadora.


 

David Wilkie Sharron Davies natação

Leia também

Ex-UFCs farão luta principal do Karate Combat 47


LFA 187 terá duelo Brasil x Venezuela na luta principal


Aridriano Oliveira vence luta principal do Shooto Brasil 123


Instituto Diego Lima reúne atletas e empresários em evento em São Paulo


Brasil leva 12 cinturões no 2º Grand Prix Internacional de Boxe


Judoca do Vasco é convocada para integrar a equipe de apoio olímpica nos Jogos de Paris