Sarah Menezes se aposenta da Seleção Brasileira de Judô - Divulgação
JUDÔ

Sarah Menezes se aposenta da Seleção Brasileira de Judô

Campeã olímpica em Londres 2012 se despediu do time principal do Brasil ao receber honraria concedida a medalhistas olímpicos

Redação Publicado em 16/12/2020, às 17h03

Medalha de ouro em Londres 2012, a judoca Sarah Menezes se aposentou da Seleção Brasileira. Em novembro, a piauiense de 30 anos, que é noiva do judoca francês Loic Pietri, anunciou que estava grávida.

Na última terça-feira, 15, a campeã olímpica se despediu da equipe principal do Brasil ao ser promovida para o 6º dan do judô, honraria concedida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a medalhistas olímpicos que decidiram deixar definitivamente de fazer parte da seleção.

Além de Sarah, Leandro Guilheiro, de 37 anos, dono de duas medalhas olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008), também se aposentou da seleção. Ex-atletas e medalhistas das Olimpíadas, Tiago Camilo, Flávio Canto e Carlos Honorato foram promovidos ao 6º dan do judô.

A Confederação informou que o quinteto medalhista dos Jogos Olímpicos homenageados ao 6º dan se enquadram nos novos critérios de graduação estabelecidos pela entidade máxima do judô brasileiro.

A CBJ alterou em novembro, por meio de portaria, seu regulamento de outorga de faixa e grau, criando um regime especial para atletas e medalhistas olímpicos. A portaria exige como critérios de escolha que deve receber a honraria medalhista em Olimpíadas, que tenha participado de pelo menos dois ciclos olímpicos e também tenha se aposentado como atleta da seleção. 

Sarah Menezes ainda não falou publicamente sobre a aposentadoria na modalidade e segue como atleta do Flamengo. Em 2019, participou do Programa de Carreira do Atleta, oferecido pleo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para atletas em transição para o pós-carreira. Aos 30 anos, ele vinha afirmando que encerraria a carreira após os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021 por conta da pandemia de coronavírus.


Sarah Menezes Judô

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana