Zarani deixou enorme legado ao esporte - Transmissão Museu da Pelada
LUTO!

Newton Zarani, jornalista e um dos idealizadores do futsal, morre aos 93 anos

Profissional teve grande importância na história da modalidade e na comunicação esportiva

Guilherme Assumpção Publicado em 11/05/2020, às 15h12

Na madrugada desta segunda-feira, 11, um dos nomes mais importantes da história do futsal, o jornalista Newton Zarani, faleceu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O profissional tinha 93 anos e não resistiu ao problema de saúde após ser internado.

A importância de Zarani ao mundo do futsal teve início ao ser o primeiro jogador da modalidade federado depois da criação da Federação Carioca de Futsal no ano de 1954. Com sua contribuição ao esporte, Newton viveu grande parte de sua vida atuando como jogador e treinador da modalidade.

Um dos clubes mais especiais da carreira do profissional foi o América-RJ, equipe pela qual trabalhou e era torcedor fanático. Após sua contribuição ao futsal, Newton Zarani se tornou jornalista e também modificou as funções da profissão, principalmente no rádio.

Ao todo, passou 40 anos trabalhando como jornalista e teve grande importância participando do programa “Jornal dos Sports”, além de ter contribuído para a inclusão do comentarista nas transmissões realizadas pelo rádio, papel que ainda não existia.

De acordo com as informações da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ), Zarani estava internado no hospital Memorial, localizado no bairro carioca do Méier. O profissional deixa sua esposa, Maria Lúcia, e três filhos, Charles, Ives e Michelle.


 

Zarani Newton

Leia também

Suspenso por apostas esportivas, Sandro Tonali leva novo gancho


Pablo Maia, do São Paulo, faz promessa após cirurgia: “Logo estou...”


Novo titular, Carlos Miguel agradece Cássio: "Aprendi muito"


Luis Enrique desabafa após derrota do PSG para o Borussia Dortmund


Bruno Lazaroni analisa virada do Corinthians contra o América-RN


Borussia Dortmund sonha com retorno de Klopp, segundo jornal