George Floyd morreu após um policial branco se ajoelhar em seu pescoço - Instagram | Getty Images
VIDAS NEGRAS IMPORTAM

FIFA pede para que as ligas tenham “bom senso” sobre protestos no caso George Floyd

A morte de Floyd gerou protestos ao redor do mundo, inclusive na Alemanha, com jogadores como Jadon Sancho, Weston McKennie e Marcus Thuram

Damaris Andrade Publicado em 02/06/2020, às 11h15

A morte de George Floyd gerou comoção e revolta ao redor do mundo. Pessoas foram às ruas em países como Estados Unidos e Brasil para manifestar contra o racismo, e jogadores de futebol usaram suas plataformas para expressar solidariedade.

George Floyd morreu após um policial branco se ajoelhar em seu pescoço, mesmo o jovem negro ter avisado que não conseguia respirar. O caso aconteceu em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Na Inglaterra, as equipes do Liverpool e do Chelsea se ajoelharam nos campos de treinamento em ato contra o racismo. Já na Alemanha, onde o futebol já está acontecendo, Jadon Sancho e Marcus Thuram também se manifestaram.

Sancho, autor do hat-trick do Borussia Dortmund contra o Paderborn 07, usou em sua camisa os dizeres “Justice for George Floyd” (tradução: Justiça para George Floyd), e Thuram se ajoelhou em protesto durante vitória do Borussia Mönchengladbach.

Por isso, a Federação Alemã de Futebol (DFB) afirmou que estaria considerando sanções contra os jogadores após as manifestações em campo no último final de semana. 

Entretanto, a FIFA disse à Associated Press (AP) que pede que os organizadores das competições oficiais de futebol tenham “bom senso”, e dêem importância à razão dos protestos e considerem não punir os jogadores.

"A FIFA entende totalmente a intensidade dos sentimentos e preocupações expressadas por muitos jogadores à luz das trágicas circunstâncias do caso George Floyd. A aplicação das leis do jogo aprovadas pela International Board [que proíbem manifestações políticas em jogos de futebol] fica a critério dos organizadores das competições, que deveriam usar o bom senso e considerar o contexto que envolve os eventos", disse a FIFA.

O vice-presidente da Associação de Jogadores Profissionais (PFA), Bobby Barnes, elogiou a atitude de Jadon Sancho, e que o jogador não deveria ser punido por isso.

Acho justo que os jogadores usem a plataforma necessária para chamar atenção para esse tipo de injustiça. Certamente acho que alguém como Jadon deve ser aplaudido, certamente não sancionado”, declarou Barnes.

Já a própria Federação Alemã de Futebol (DFB) afirmou no mesmo comunicado em que informou que iriá decidir se punirá ou não os jogadores, que “está claro que valores como tolerância e diversidade devem ser apoiados”.


 

George Floyd Vidas Negras Importam Weston McKennie Jadon Sancho Marcus Thuram

Leia também

Artur Jorge prega cautela após vitória do Botafogo em clássico


Thiago Silva confirma saída do Chelsea e faz promessa: “Pretendo...”


Inter: Coudet desabafa sobre clima hostil no Beira-Rio após empate


Oliveira deixa Cássio no banco do Corinthians e crava: “Assunto nosso”


Fluminense sofre goleada, e Diniz promete melhorias: “Não é...”


Internacional e Atlético-GO empatam no Beira-Rio pelo Brasileirão