Salah chegou aos 100 gols pelo Liverpool - Getty Images
PREMIER LEAGUE

Com polêmica do VAR, Everton e Liverpool empatam na Premier League

Expulsão de Richarlison e gol de número 100 de Mohamed Salah com a camisa dos Reds foram destaques no jogo

Redação Publicado em 17/10/2020, às 13h55

Everton e Liverpool abriram a quinta rodada da Premier League neste sábado, 17, com o Merseyside Derby. A equipe de Carlo Ancelotti buscava manter a invencibilidade com a vantagem de jogar em casa, no Estádio Goodison Park, enquanto os Reds precisavam esquecer a derrota histórica de 7 a 2 contra o Aston Villa.

O Everton, atual líder da Premier League, entrou em campo com Pickford no gol, Coleman, Mina, Keane, Digne, Allan, Doucouré, André Gomes, James Rodíguez, Richarlison e Calvert-Lewin.

Já o Liverpool, que ainda não pode contar com Alisson, que se recupera de lesão, foi escalado com o goleiro Adrián, Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson, Fabinho, Henderson, Thiago Alcântara, Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino.

Sem vencer o Liverpool em casa, o Everton sentiu a pressão do atual campeão da Premier League logo no começo do jogo. Aos dois minutos, Salah mandou a bola para Robertson, que mesmo marcado por Coleman, conseguiu cruzar direto para Mané. O senegalês bateu de primeira na pequena área e abriu o placar para os Reds.

A primeira polêmica do jogo veio logo depois, com uma entrada dura do Pickford em Van Dijk. O árbitro, que já havia parado o jogo por impedimento, analisou o lance, mas não deu um cartão para o goleiro do Everton e confirmou a posição ilegal do holandês.

O lance, que poderia ter dado um cartão vermelho para Pickford, fez com que Van Dijk levasse a pior. O jogador foi atendido, mas saiu mancando dos gramados. Logo aos 10 minutos o holandês foi substituído por Joe Gomez.

O Everton aproveitou a saída de Van Dijk para colocar uma pressão extra no Liverpool, com Calvert-Lewin e James Rodríguez fazendo o goleiro Adrián suar. Mas quem empatou o jogo para os donos da casa foi o zagueiro Keane, que mandou de cabeça a bola cobrada no escanteio por James Rodríguez.

Após o empate, o primeiro tempo permaneceu equilibrado, com Everton e Liverpool colocando os goleiros Adrián e Pickford para trabalhar. Carlo Ancelotti teve que fazer sua primeira substituição após o lateral Coleman sentir dores am arrancada. O zagueiro Godfrey entrou, então, no lugar do capitão dos Toffees

Everton e Liverpool seguiram com o equilíbrio do jogo com as duas equipes usando todos os jogadores para atacar e virar o jogo. Mas foi Mohamed Salah que aumentou o placar para os Reds e aproveitou para fazer história pelo clube.

Aos 26 minutos, Fabinho mandou pela direita a bola para Henderson, que fez o cruzamento. Yerry Mina ainda tentou atrapalhar os planos do Liverpool, mas o corte de calcanhar acabou entregando a bola nos pés de Salah

Mohamed Salah chegou, então, à incrível marca de 100 gols marcados com a camisa do Liverpool em 158 partidas jogadas. 

Mas o artilheiro Calvert-Lewin estava ali para atrapalhar a festa de Salah e do Liverpool. Aos 35 minutos, a jogada do empate começou com um chitão de Pickford, que caiu nos pés de James Rodríguez e mandou para Digne. O lateral francês foi até a linha de fundo e cruzou para o atacante inglês, que subiu sozinho e cabeceou no canto do gol de Adrián.

O Everton ainda tentou reverter o placar para acabar com o tabu de dez anos sem vencer o Liverpool em casa, mas não teve sucesso. Aos 44 minutos os donos da casa ainda ficaram com um jogador a menos após Richarlison receber o cartão vermelho depois de dar um carrinho em Thiago Alcântara. O brasileiro ainda deixou o gramado mancando e preocupa o departamento médico dos Toffees.

Nos acréscimos veio a última polêmica do jogo, com o gol anulado de Henderson. O meia recebeu a bola de Mané e conseguiu mandar para o fundo da rede, marcando o terceiro do Liverpool.

Mas o VAR entrou em ação e anulou o gol de Henderson após detectar um impedimento de centímetros de Sadio Mané na hora do lançamento. A decisão não agradou o elenco do Liverpool, mas fez com que os jogadores do Everton respirassem aliviados. 

O jogo acabou então com o empate, e o Everton conseguiu se manter na liderança da Premier League, com 13 pontos. Já o Liverpool é o segundo colocado com 10 pontos. Dominic Calvert-Lewin segue na artilharia da competição, com sete gols, mas Mohamed Salah e Son Heung-min estão logo atrás, com seis cada.

A próxima partida do Everton na Premier League será contra o Newcastle, no dia 1º de novembro, e o Liverpool recebe o West Ham no Estádio Anfield no dia 31 de outubro.


Se você é um apaixonado pelo Liverpool, precisa conferir esses itens!

1. Liverpool Red Knitted Hat 

2.  Liverpool FC Players Encyclopedia VOLUME 1: you'll never walk alone (English Edition) 

3. Klopp: o Técnico Heavy Metal que Transformou Borussia Dortmund e Liverpool FC - e Está Mudando o Panorama do Futebol na Europa 

4. Liverpool FC 2018/19 Season: The Official Story (Inglês) Capa dura  

5. Make Us Dream 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Everton Liverpool Mohamed Salah Richarlison

Leia também

Giuliano critica jogos em meio à tragédia no RS: “Preço de uma vida?”


Ancelotti mostra confiança em final, mas admite: "Foram melhores"


Ex-Corinthians, atacante Jô é preso antes de jogo da Série B; entenda


Santos goleia na Série B, e Carille elogia: "Feliz pela liderança"


CBF promove programa de doações ao Rio Grande do Sul com Vinicius Júnior


Van Dijk fala sobre futuro no Liverpool: “Uma grande transição”