Renato Gaúcho em ação pelo Grêmio - GettyImages
ÍDOLO!

Após Renato Gaúcho alcançar marca histórica no Grêmio, relembre os grandes títulos do treinador pelo Tricolor

Técnico ultrapassou Oswaldo Rolla e se tornou o técnico que mais vezes comandou a equipe gaúcha em sua história

Redação Publicado em 30/11/2020, às 17h17 - Atualizado às 20h00

O dia 30 de novembro de 2020 vai ficar marcado na história do Grêmio e também na carreira de Renato Gaúcho. Com sua participação na vitória sobre o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, o ídolo tricolor se tornou o técnico que mais vezes comandou a equipe em toda sua história. 

A partida desta segunda-feira, 30, foi sua 384ª e, dessa forma, acabou deixando Oswaldo Rolla para trás e assumiu o posto de treinador que mais vezes ficou a frente do time em jogos oficiais. Vale lembrar, que na última quinta-feira, 26, ele se igualou a Foguinho nessa marca e ficou ainda mais perto de alcançá-la. 

Em homenagem a um dos maiores ídolos da história do Grêmio, o SportBuzz separou os principais títulos do clube gaúcho sob o comandou de Renato Portaluppi. Mas antes, veja também alguns números das três passagens do treinador pelo Tricolor. 

RELEMBRE AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DE R. GAÚCHO PELO GRÊMIO! 

COPA DO BRASIL (2016) 

Renato Gaúcho iniciou sua terceira passagem pelo Grêmio com o pé direito, o treinador assumiu o lugar de Roger Machado, chamou a responsabilidade e conseguiu tirar o Tricolor de um jejum importante de títulos nacionais. 

Eliminando equipes como Palmeiras, Cruzeiro, Atlético Paranaense e Atlético Mineiro, o time gaúcho conseguiu levantar o título da Copa do Brasil. O ponto alto da campanha, foi a final contra o Galo, quando venceu o jogo de ida, no Mineirão, por 3 a 1, e depois apenas empatou em sua casa para sair vitorioso da competição. 

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA (2017) 

O ápice da atual passagem de Renato Gaúcho pelo Grêmio foi o título da Libertadores da América, em 2017. Muitos não colocavam o Tricolor entre os principais favoritos, porém o treinador realizou um trabalho fantástico e surpreendeu os rivais sul-americanos. 

O caminho até a final não foi fácil, os gaúchos tiveram que eliminar o Nacional-URU, Botafogo e também o Barcelona-EQU. Nos três jogos, os mais difíceis foram diante do Glorioso, onde sofreu para vencer os rivais cariocas por 1 a 0 e garantir vaga nas semifinais. 

Na sequência, veio a grande final contra o Lanús, mas Renato Portaluppi não teve muito com o que se preocupar. Com um ótimo trabalho defensivo e ofensivo, o técnico montou uma equipe forte, que deixou toda a raça argentina para trás e conquistou a América. 

TRICAMPEONATO GAÚCHO (2018, 2019, 2020) 

Brasil de Pelotas, Internacional e Caxias, esses foram os rivais batidos nas finais do Gauchão pelas equipes montadas por Renato Gaúcho no Grêmio. Com certeza, a mais saborosa e que é lembrada com mais carinho pelos torcedores tricolores, foi contra o Colorado em 2018. 

Na oportunidade, a disputa acabou indo para os pênaltis, porém a estrela de Portaluppi brilhou e o Grêmio conseguiu vencer a competição. Além disso, com os três troféus estaduais, Renato deixou ainda maior o amplo domínio Tricolor no Rio Grande do Sul em cima do Internacional. 


Renato Gaúcho Copa do Brasil Grêmio Libertadores Campeonato Brasileiro Renato Gaúcho

Leia também

Athletico x Vasco pelo Brasileirão: saiba onde assistir à partida


Bragantino segura empate contra o Flamengo no Brasileirão


Haaland rebate crítica de ex-United: “Não ligo para...”


Atlético-MG empata com o Fluminense e mantém invencibilidade com Milito


Com hat-trick de Cristiano Ronaldo, Al-Nassr goleia Al-Wehda


Em fim de contrato no Al-Hilal, Jorge Jesus deixa futuro em aberto